segunda-feira, 13 de março de 2017

Estou atras do que está atras do pensamento.

Já tentou pegar um pensamento? Sim, teve gente que já tentou. Clarice Lispector dizia: "estou atrás do que está atrás do pensamento" Ela queria saber de onde o pensamento vinha.Acho que ela não conseguiu pegar o pensamento porque ela pensava muito rápido. Rápido a ponto de por pensamento puro, quentinho nuo papel.
Temos uma máquina que usa pensamentos e ordena pensamentos, mas muitos acreditam que o cérebro não produz esse pensamento, que ele é apenas uma maquina de processa-los. Então o que está atrás do pensamento? Eu disse isto porque tem coisa que, pra gente viver é só se passarmos a ter o cuidado de observar nossos pensamentos e mudarmos nossa maneira de ver. Me vejo muitas vezes reclamando de coisas que eu mesmo escolhi...mas como assim? se eu escolhi, porque reclamar daquilo? Para ter a oportunidade de reclamar, simplesmente isto? Um exemplo pra ficar mais claro...você sabe que viajar pra praia em feriado é igual a enfrentar transito, cansaço na volta, pagar pedágios caros, pagar caro por qualquer coisa que vc comprar na praia etc... Mas praia é tão legal, tem água salgada, sol, gente seminua etc...dai você resolve ir, mesmo sabendo que é um passeio estressante. Ai você vai e reclama o tempo todo de tudo. Você quer o beneficio da praia, mas não quer pagar o preço. Você quer o beneficio de ter amigos legais, mas não quer que eles tenham defeitos. Dai fica queimando sua aura na churrasqueira porque aconteceu isto ou aquilo, culpa de um amigo ou do povo que vai pra praia. Somos assim. Nascemos com o ponteiro de indicação das coisas ruins muito maior do que o que indica coisas boas, qualidades, especialidades. Como o ponteiro de hora, minuto e segundo do relógio. Sendo que o de segundos aponta a todo o segundo o que há de ruim nas coisa e nas pessoas...os de minuto aponta o que é neutro e o de horas aponta o que é bom.... Dai vêm a idéia primeira deste texto. Como pegar um pensamento ruim e transforma-lo em um pensamento bom. Não consegui esta química ainda, porque um pensamento pra ser ruim ele tem que já ter ocorrido no passado próximo, segundos atrás no minimo.O que podemos fazer e eu tenho feito isto, é notar que ele ocorreu, colocar ele na medida que eu tenho do que é bom ou ruim, e dai, na hora, reverter ele para o que eu acho que deveria ser mais saudável pensar. Pra isto temos que ser não pegadores de pensamento mas observadores do nosso próprio pensamento. este fim de semana no Sitio de um amigo foi um bom laboratório pra mim. Haviam apenas pessoas queridas ali. Dois de meus amigos queridos realmente são gente muito boa.. São dois amigos(um o dono da casa e outro um visitante como eu) que estão juntos a 50 anos e que fazem tudo um pelo outro. Só que ele falaram mal um do outro pra mim...e eu fiquei com a bucha de mostrar aos dois que, apesar dos defeitos de um e de outro, eles se amam como amigos e ou se aceitam como são ou vão sofrer por criar um conflito tolo. Um é mandão, sistemático e prático , o outro é sarrista e meticuloso demais...mas essas são as características que os uniu até hoje. Eu sugeri que os dois se aceitassem como são pela oportunidade de aprender com s diferenças e porque afinal, estamos todos juntos nessa caminhada. Mas vai entender a cabeça humana que quer a chuva mas não quer se molhar. como evitar pensamentos ruins sobre os outros, 1- Se observando e revertendo o pensamento para outro bom assim que ele ocorrer, com o tempo isso fica natural. 2-aceitando que vc é humano e que pensa coisas ruins mesmo, mas não tem que deixar isto fazer mal nem a você nem a ninguém. Tenho mais que apenas tentado, em alguns caso tenho tido resultado em reverter isto. é difícil, mas vou continuar nesse processo até conseguir pensar mais coisas boas que ruins sobre as pessoas que convivem comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário