sexta-feira, 14 de julho de 2017

Vamos entender melhor a palavra Deus?

Li um texto hoje pela manhã do Osho, que acho que vale a pena replicar aqui. Eu sempre fiquei com o pé atrás quando li coisas como : E disse Deus, ou Deus falou a fulano ou cicrano. Sempre me pareceu mais que quem falou foi quem escreveu. Porque para mim Deus é uma energia inteligente. Fala através do entendimento de cada um. Para alguns Deus fala quando sentem algo estranho e não entram num avião, por exemplo e logo após ficam sabendo que o avião caiu. dai dizem: Foi Deus que não me deixou entrar naquele avião. Ou Deus fala através da natureza, quando cai uma folha no outono ou quando a onda do mar bate na pedra. Mas, tudo isto é a interpretação daquilo que a intuição nos diz. Porém Deus não é a intuição, continua sendo uma energia. A interpretação é nossa. Pessoas não avisadas podem não interpretar um aviso de perigo e morrer por causa disto. Ja os que interpretam podem dizer que Deus mostrou a eles aquela placa. Então tudo parte da percepção de cada um e da leitura que faz do mundo ao redor. Acho que seria bem mais verdadeira se nos livros sagrados, por exemplo, nesses que muitos seguem cegamente, fosse dito ao invés de "e disse Deus" a frase: "E interpretou o escritor que vos fala."
O texto de Osho dá mais uma aclarada no tema. Leia abaixo:

  "Deus não é uma pessoa mas uma energia. Isso implica que a energia não tem consideração por indivíduos; tudo que acontece com cada indivíduo acontece imparcialmente. Por exemplo: a árvore na margem de um rio  recebe sua nutrição do fluxo que passa; 

ela dará flores e frutos e crescerá alta e forte.  Mas a árvore que cai na correnteza será levada para longe pela veloz corrente de água. Ora o rio nada tem a ver com nenhuma dessas árvores. Ele não está interessado em alimentar a primeira e nem em destruir a segunda. O rio simplesmente flui, é uma energia fluente e não uma pessoa .Sempre cometemos o engano de considerar Deus como uma pessoa.
Portanto todo nosso pensar sobre Deus o considera como se ele fosse uma pessoa. Dizemos que ele é muito bom, que é misericordioso, que sempre nos abençoa... essas são nossas expectativas e nossos desejos que impomos a Deus.
Embora possamos impor nossas expectativas a uma pessoa e se elas não forem cumpridas, fazer com que ela seja responsável por isso, não podemos fazer o mesmo com a energia. Assim, sempre que lidarmos com a energia como se ela fosse uma pessoa, fatalmente nos extraviaremos, pois então nos perderemos em sonhos. Se lidarmos com energia, os resultados serão inteiramente diferentes. Por exemplo, a força da gravidade: Somos capazes de andar sobre a terra por causa da força da gravidade. Mas ela não se destina especialmente a fazer com que você caminhe. Não pense erroneamente que se você não andar a gravidade não existirá. Ela existia quando você não estava na terra e existirá mesmo depois de você não existir. Se você caminhar incorretamente poderá cair e quebrar as pernas, e isso também será devido à gravidade, mas você não será capaz de processar ninguém em função disso, pois não há ninguém para culpar. A gravidade é uma corrente de energia, e, se você quiser lidar com ela, precisará ser cuidadoso a respeito de suas leis de funcionamento. Mas ela simplesmente não pensa em como lidar com você. A energia de Deus não funciona a partir da consideração por alguém. Na verdade não está correto dizer "a energia de Deus"; em vez disso, deveríamos dizer: "Deus é energia". Deus não pensa sobre como se comportar com você. Ele tem sua própria lei eterna e essa lei eterna é a religião. Religião significa: as leis do comportamento da energia que é Deus. Se você se comportar com discernimento, compreensão e em conformidade com essa energia, ela se tornará graça para você. Não  por causa dela, mas por sua causa se você fizer o oposto, se for contra as leis da energia, ela não produzirá nenhuma graça. Nesse caso, Deus não é descortês, isso acontece assim por sua causa.
Dessa maneira será um erro considerar Deus como uma pessoa. Deus não é uma pessoa mais uma energia; portanto a prece e adoração não tem nenhum significado. Não faz sentido ter expectativas em relação a Deus. Se você desejar que esta energia divina se torne uma bênção, uma graça para você, tera de fazer algo por conta própria;  Daí a prática espiritual ter significado e a prece não. Meditação ter significado e adoração não. Compreendo claramente a diferença. Na prece você está fazendo algo com deus você súplica, insiste, espera, demanda; na meditação você está trabalhando sobre seu próprio ser. Na adoração você está fazendo algo com deus. No empenho espiritual você está fazendo algo em relação a si mesmo. O esforço para o crescimento espiritual significa que você está se transformando de tal maneira a não ficar em desacordo com a existência, com religião. Quando o rio flui, você não é levado pela correnteza e ao contrário fica na margem, onde as águas do rio fortalece suas raízes em vez de arrastá-las. No momento em que você percebe Deus como energia toda estrutura da religião muda.[...] 
Do livro : "Desvendando mistérios: chacras, kundalini, os sete corpos e outros temas esotéricos." - Osho. pg. 41-43.

Partindo da premissa de que Jesus não era cristão, faz muito sentido o texto acima se aplicado ao que ele falou. Ele falava de pai, porque era o mais simples que podia falar e as pessoas poderiam assim entenderem. Mas, se somos energia, se a matéria é energia condensada, então somos filhos de uma energia maior.


Gostou? Então comente e compartilhe para que este texto possa ser lido por mais pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário