terça-feira, 13 de novembro de 2018

Pragas não precisam ser semeadas

Tudo o que você vê no mundo fisico foi pensado algum dia.Uma cadeira, um prédio, uma doença no seu corpo. Certa vez uma pessoa que trabalhava na mesma casa em que eu organizava uma biblioteca me disse: "Quero conviver bem com as outras empregadas mas, apesar de eu ir a igreja e ouvir do pastor todas as pregações  eu nao consigo amar minhas colegas como seres humanos...acho mesmo que uma delas é o demônio em pessoa".  Essa pessoa desenvolveu uma doença séria que envolve filtragem do sangue periodicamente.Pensei comigo...filtrar é a necessidade aqui...ela precisa filtrar o que percebe do mundo ao seu redor...nem tudo o que vem dos outros é por mau...e disse a ela: Você tocou num ponto importante...o amor. O amor pregado pelo Jesus que você tanto venera pode resolver isto. Mas precisa filtrar o que pensa dessa pessoa "endemoniada". Não adianta orar na igreja e passar a maior parte da sua vida(pois passamos a maior parte da vida trabalhando) pensando mal de alguém. Você ja deve ter ouvido um provérbio que diz que o copo só transborda daquilo que esta cheio. Se vc pensa que essa pessoa pode apenas lhe fazer o mal o dia todo, mesmo que ela não lhe faça, você vai acabar brigando com ela por qualquer motivo futil. Mas se você considerar que precisa ajudar essa pessoa a entender que você quer o bem dela, então o amor dara um jeito de harmonizar seu relacionamento com ela aos poucos.  Nesses tempos queremos as coisas de imediato e com o amor não é assim.(se voce não quer o bem dela então o problema esta com suas escolhas).  Mudar algo com o amor é como ocorreu na aposta do vento, da chuva e do sol para ver qual deles faria com que o viajante tirasse o casaco. O vento ventou e quanto mais forte ventava,  mais o viajente se agarrava ao casaco. A chuva choveu e o mesmo ocorreu. O sol porém foi esquentando devagarinho e secou a roupa molhada do viajante...depois aqueceu seu corpo ao ponto de ele suar dentro do casaco. Dai o resultado veio...o viajante tirou feliz o casaco porque este ja se tornara um problema e não mais uma soluçao. Quando voce ama-la o suficiente para não se importar com o mal que ela te faz. Quando você, mesmo sendo maltratada por ela, trata-la bem, ela vera que já não precisa mais te fazer o mal, porque não esta te atingindo como ela queria. Muitas pessoas tratam mal ás outras pelo medo que cultivam dentro de si. Dai o mal será como o casaco para o viajante suando dentro dele. Algo desnecessario.  Vai incomoda-la mais que a você.  Depois de um tempo trabalhando na casa entendi que a pessoa mais "demônio" ali , se é que tinha algum, era a que estava reclamando. Ela implicava com as outras empregadas e dizia que elas estavam sempre tramando contra ela.  Certo dia eu estava falando sobre o pai de uma das moças que trabalhava casa. Ela me contou que foi abandonada pelo pai ainda muito pequena. Dai a governanta evangelica entro onde estavamos e disse. Vocês podem parar de falar mal de mim?  Eu fiquei estarrecido. Não estavamos falando mal dela. Dia entendi que ela projetava o mal que pensava dos outros como se fosse um espelho do que havia dentro dela mesma. 
Pense nisso: Pragas não precisam ser plantadas no jardim...flores sim. Tiririca ninguem planta...mas elas vem fortes e sem pragas. Flores e hortaliças no entanto tem que ser cultivadas e cuidadas senão borboletas e pulgões devoram . Não basta jogar a semente, ou seja, não basta voce dizer que quer amar a quem te odeia.Voce pode começar por pensar no bem dela e que ela esta agindo equivocadamente porque é o melhor que pode fazer nesse momento de sua evolução.   Cultivamos nosso jardim através do que pensamos de nós mesmos e dos outros. 
As relaçoes de trabalho não são  fáceis. Temos que desenvolver muito amor para podermos lidar com as diferenças que não ocorrem por maldade das pessoas, mas sim para nos ensinar algo que precisamos aprender. 
Rudi Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário